domingo, 3 de janeiro de 2010

PROJETO: O PULO DO SAPO

FONTE:

*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* Alfabetização e Cia. *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - SAPOS


PROJETO: O PULO DO SAPO



Faixa etária: 4 anos


Objeto social do conhecimento: Língua Portuguesa e Ciências


Objetivo do projeto: produzir uma revista com textos informativos sobre a transformação (evolução) de girinos em sapos.


Objetivo didático: aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como observação direta da metamorfose dos girinos; leitura de textos informativos (leitura por imagens, leitura de antecipação de significados e leitura realizada por adultos); assistir a um vídeo referente ao tema; fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo dos processos (situações de registro expontâneas e produção de textos tendo o professor como escriba); promover o desenvolvimento da oralidade por meio de troca entre as crianças.


Conteúdo específico: seleção de fontes de informação por meio de leituras diversas e outras fontes de pesquisa; uso da escrita como recurso de sistematização; uso da escrita e da oralidade como meio de socialização dos conhecimentos adquiridos e produção de textos informativos sobre sapo.


Justificativa: as crianças pequenas têm um grande interesse por animais. O projeto “O pulo do sapo” proporcionará esse contato ao promover uma postura investigativa por meio da observação direta e por meio de outros recursos de pesquisa (revistas, livros e textos informativos). A produção da revista entra com a função de sistematizar o conhecimento produzido, privilegiando, portanto, o uso da escrita de forma significativa.


Desenvolvimento do projeto: em cada momento, teremos sempre: etapas prováveis; o que a professora quer que as crianças aprendam em cada etapa do projeto.


1 Atividade inicial – provocar uma discussão sobre os sapos em uma roda de conversa e construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das questões: o que já sabemos, o que queremos descobrir, o que aprendemos. Promover a troca de conhecimento entre as crianças, sensibilizando- as para o tema.
2 Buscar em livros, revistas e textos informações sobre o assunto. Aprender a utilizar esses recursos como fonte de informação e criar situações de leitura de imagem.
3 Levar para a sala de aula alguns girinos para observação. Ter uma postura investigativa e buscar conhecimentos a partir da observação.
4 Registro das transformações observadas, realizado pela professora a partir do que foi ditado pelas crianças. Presenciar o uso da escrita como um recurso para a coleta de dados e que as crianças sejam as autoras efetivas do texto.
5 Assistir a um vídeo que trate do assunto, ressaltando alguns pontos que devem ser observados. Reconhecer esse instrumento (vídeo) como mais uma fonte de pesquisa capaz de enriquecer os registros do quadro.
6 Desenho de observação das transformações ocorridas que irão ilustrar a revista. Uso do desenho como forma de expressão e documentação das transformações observadas e produção de material ilustrativo da revista.

7 Escrita de textos informativos para a revista a partir do conhecimento construído no desenrolar da pesquisa (professor escriba). Sistematizar as descobertas para a elaboração da revista.
8 Leitura de contos que têm o sapo como personagem principal (“A festa no céu”, A princesa e o sapo”etc.). Ao entrar em contato com os textos narrativos, descobrir a existência do sapo como personagem de contos, confrontando as características de um sapo real com o sapo das histórias.
9 Escrever legendas para as figuras que farão parte da revista. Permitir que as crianças tivessem a oportunidade de escrever de próprio punho e a possibilidade de avançar nas suas hipóteses de escrita.
10 Selecionar imagens e/ou desenhos de que mais gostaram para compor a revista. Que possam discutir e ter material para tornar o texto que escreveram mais atrativo e interessante para o leitor.
11 Atividade avaliativa: produção de uma revista com textos informativos, referentes à transformação (evolução) de girinos em sapos. Socializar amplamente o que aprenderam sobre o tema por meio dos registros e ilustrações que fizeram, desenvolvendo uma postura de pesquisadores reais.


:: FONTE: REVISTA AVISA LÁ nº 12

PROJETO: MERGULHANDO NO UNIVERSO MARINHO


FONTE :

*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* Alfabetização e Cia. *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*



Eixo de trabalho predominante: natureza e sociedade (seres vivos) e língua portuguesa (leitura de texto informativo)


Tempo de duração: 4 a 5 meses


Objetivos:
• compartilhado com as crianças:
- Montar uma coleção de espécies marinhas in vitro para a creche e um arquivofichário para consultas.
• didático:
- Apresentar alguns conhecimentos sobre espécies marinhas.
- Socializar procedimentos para a busca e sistematização de informações.


O que a professora quer que as crianças aprendam:
• A diversidade da vida marinha, algumas das espécies dessa fauna e sua relação com o meio.
• Retirar informações de diversas fontes de imagens, tais como livros, cartazes, filmes, observação direta etc.
• Que, ao se informar, possam elaborar suas próprias idéias sobre os fatos que observam e que se interessem por trocá-las, socializar suas descobertas com os demais.
• Que adquiram procedimentos, como a observação, a verificação e a experimentação, que lhes permitam o desenvolvimento da postura de pesquisador, que se interessem por saber mais sobre o mundo que os cerca.

• Que possam reelaborar suas próprias idéias, reorganizando seus conhecimentos prévios, sistematizando-os de tal forma que outras crianças possam aprender com o material produzido pela turma.


Etapas da pesquisa:
1.Levantamento dos conhecimentos das crianças e das questões a serem pesquisadas.
2.Organizar a turma em subgrupos menores para a pesquisa nos livros.
3.Elaborar perguntas para nortear a busca de informações.
4.Procurar em livros especializados e ricos em imagens o que buscam saber, determinado por discussões anteriores.
5.Registrar as respostas para as indagações do grupo.
6.Comunicação do resultado da pesquisa a todo o grupo, apoiada nos registros e livros.
7.Organizar passeios para ampliar os conhecimentos sobre o assunto; levar questões que precisam ser pesquisadas in loco, propor a coleta de materiais para a pesquisa na sala.
8.Sistematizar as informações em fichas de consulta disponíveis na coleção.
Orientações didáticas:
• Formar uma pequena biblioteca especializada sobre o assunto em questão para pesquisas do grupo. Todos, adultos e crianças da creche, poderão estar empenhados na montagem deste acervo.
• Separar na classe um painel onde as crianças possam ir anexando informações sobre o estudo. É importante que a sala comece a ganhar a cara deste projeto, com produções das crianças e cartazes ilustrativos/ informativos.
• Ter na sala um mapa-múndi para localizar o local de origem e trajetória das baleias, golfinhos e outros animais.
• Organizar grupos de pesquisa de tal forma que todas as crianças participem.
• A professora precisa selecionar o material previamente, criando condições para que as crianças realizem a pesquisa com autonomia, isto é, através das imagens fornecidas pelas ilustrações. A professora pode também, após a pesquisa, ler trechos importantes dos livros utilizados.
• Lembrar que o objetivo central deste projeto não é o de que as crianças acumulem informações sobre o assunto estudado, mas que saibam estabelecer relações entre os conhecimentos prévios e as novas informações, as hipóteses e o conhecimento científico.
• Procurar ao longo do estudo fazer perguntas direcionadas a cada uma das crianças. É importante que todas tenham a oportunidade de comunicar seus saberes a todos do grupo.
• Pesquisar, em Bibliotecas Públicas ou das Universidades da região, materiais que possam ser usados com as crianças ou para estudos das educadoras.
• A professora deve ser a escriba, anotando pontos importantes para o grupo.




BIBLIOGRAFIA:
• Atlas dos Oceanos. Anita Ganeri. Ed. Martins Fontes.
• Naturalista Amador, Um Guia Prático ao Mundo da Natureza. Gerald Durrell com Lee Durrell. Ed. Martins Fontes.
• Dicionário do mar. Sérgio Cherques. Ed. Globo.
• Coleção Aventura Visual – Peixes/Litoral. Ed. Globo.
• Tubarões – Coleção Aventura Visual. Ed. Globo (acompanha vídeo)
• Mares e Oceanos. Anita Ganeri, Jakki Wood, Ed. Callis,
• A Baleia. Ed. Melhoramentos.
• Baleias: Gigantes do Mar – National Geographic Society. Klick Editora.
• Rosalina, a Baleia Pesquisadora de Homens. Bia Hetzel. Ed. Brinque-Book.
• Siri e o Caranguejo; O Polvo; O Caramujo Marinho; O Mexilhão; Anêmona. Godofredo Genofre.
Série Vida no Mar. Ed. FTD.
• A Estrela-do-Mar; Água Viva; Ouriço do Mar; Corais; A Esponja do Mar; As algas. Godofredo Genofre. Coleção Vida Marinha. Ed. FTD.:
• Praia. Coleção de Mãos Dadas com a Natureza. Ed. Salamandra.



FILMES nas locadoras:
• Atlantis. Warner Bros.
• Tubarões, As Grandes Baleias, As jóias do Mar do Caribe. National Geographic.
• Fernando de Noronha – Uma aventura do Mar Azul. CIC Vídeo.
• Um Mergulho no Caribe. Look Vídeo.
• Imensidão Azul. Empire Films.
• Mobie Dick. Warner Bros.


:: FONTE: REVISTA AVISA LÁ nº 6